Você está nesta situação ?

Você está nesta situação?

- Por favor, poderia me dizer que caminho devo seguir para sair daqui ?
- Isso depende muito onde você quer chegar.
- Eu não me importo muito para onde...
- Então não importa por qual caminho você vai...

Se precisa de encontrar o seu caminho participe nos "Encontros da Terapia Holística - Keizenrei", e-mail: a.ferreira.dra@gmail.com

Visite o site : http://doutoraandreaferreira.jimdo.com/

Pesquisar neste blogue

Especialidades


                                                                        
·         Doutoramento em Filosofia  (PhD/AM)
·         Doutoramento em Medicina  (MD/AM)
·         Diploma em Fisioterapia  (DPT)
·         Diploma em Naturopatia  (ND)
·         Diploma em Reiki Healing  (DRH)
·         Osteopatia
·         Iridologia
·         Reflexologia
·         Dieta & Nutrição
                                                                               
·         Mestrado de Homeopatia  (MSc Hom MED)
                                                               
·         Diploma Geral em Homeopatia   +  Ciências Humanas  (DIHom)
                                                               
·         Quantum Touch
                                                                            
·         Tratamentos de Beleza Facial e Corporal
            Limpezas de Pele
            Hidratação
            Peeling Químico
            Argilaterapia
           Fangoterapia
·         Mesoterapia Homeopática
·         Acupuntura Estética
·         Ventosaterapia
·         Gessoterapia
·         Drenagem Linfática
·         Taping Miofascial/Banda Neuromuscular
·         Tratamentos de Halux Valgus (Joanetes)
·         Ortoplastia
·         Tratamentos Vasculares
·         Terapia da Dor
·         Massoterapia (vários tipos de massagem)
.        Diagnósticos Computarizados/Check up
Terapia Holística
Reiki Master
Angel Links
Ø  CAP/CCP (Certificado de Competências Pedagógicas de Formadora)

Qual é a diferença entre a medicina convencional e a alternativa ?

A medicina, padrão convencional, ou ortodoxa, também chamada de alopatia, define a saúde como sendo ausência de doença. Em contraste, a medicina alternativa concorda com a definição de saúde utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que postula que é um estado de completo desenvolvimento físico, mental e bem-estar social.

"Apesar das perspetivas de alguns eminentes médicos, a medicina ainda se concentra sobre a doença, dando-lhe uma fraca orientação. Os seus praticantes ainda agem como se fosse a doença a apanhar as pessoas, em vez de compreender que as pessoas é que apanham a doença, tornando-se suscetível a sementes da doença a que somos todos constantemente expostos.

As definições alopáticas e alternativas da saúde diferem muito em relação ao diagnóstico e tratamento da doença. As principais causas da doença são consideradas agentes patogénicos-bactérias ou vírus - ou desequilíbrios bioquímicos. Os testes científicos são muitas vezes utilizados no diagnóstico. Os medicamentos, a cirurgia e a radiação estão entre as principais ferramentas para lidar com os problemas.

A medicina alternativa, em contraste, concentra-se na prevenção das doenças e manutenção da saúde.  Ela vê a saúde como um equilíbrio dos sistemas do corpo - mental, emocional e espiritual, bem como física.Todos os aspectos de uma pessoa são vistos como inter-relacionados - um princípio chamado de holismo, que significa "estado de plenitude". Para combater a doença, a medicina alternativa utiliza uma ampla gama de terapias para fortalecer as defesas do próprio corpo e restaurar o equilíbrio. 
 A medicina alternativa, que segue uma abordagem holística, vê o adoecimento e a doença como um desequilíbrio da mente e do corpo, que se expressa nos níveis físico, emocional e mental de uma pessoa. Embora a alopatia faça reconhecer que muitos sintomas físicos têm componentes mentais (por exemplo, o stresse emocional pode promover uma úlcera ou dores de cabeça crônicas), a sua abordagem é geralmente para suprimir os sintomas, tanto física como psicológica. A medicina alternativa avalia os sintomas como um sinal ou reflexo de uma profunda instabilidade dentro da pessoa, e tenta restaurar a harmonia física e mental, que será então aliviar os sintomas.
 A medicina alternativa reconhece que o corpo humano é muito bem equipado para resistir à doença e curar os ferimentos. Mas quando a doença toma posse, ou uma lesão ocorre, o primeiro instinto de cura holística é ver o que pode ser feito para fortalecer as resistências naturais e os agentes de cura para que eles possam agir contra a doença de forma mais eficaz.
- A única e elevada missão do médico é a de restabelecer a saúde do enfermo, que é o que se chama curar. Samuel Hahnemann

Homeopatia
Quais as diferenças da medicina clássica em relação à medicina homeopática ?
A Homeopatia diferencia-se essencialmente da medicina clássica porque não é uma medicina de um sintoma, nem mesmo de uma doença, mas a medicina daquela pessoa em particular.
Nós Homeopatas, cuidamos do paciente antes de mais nada pelo que ele é, muito mais do que por aquilo que ele apresenta. Diante de uma infeção, o médico clássico procura indicar a antibioticoterapia para eliminar o micróbio, ao passo que o homeopata procura pelo remédio que permita ao paciente defender-se contra o micróbio.
Ao tratar um paciente com homeopatia, trata-se a doença como uma desordem aparentemente localizada, encarando o homem doente com o seu psiquismo, as suas particularidades, o meio que o envolve, a sua bagagem hereditária adquirida, as múltiplas agressões de todos os dias, psico-afetivas, alimentares, infeciosas, medicamentosas, vacinais etc.

O médico homeopata levará em conta o homem na sua totalidade com as suas particularidades, os seus modos de reagir em face da doença, naquilo que tem de mais pessoal, apegando-se às reações mais particulares, a fim de não confundi-las com as banais, comuns a todos. Somente a singularidade dos sintomas expressos permite uma individualização satisfatória da doença e uma terapêutica inteiramente personalizada, a nenhuma outra semelhante. Levando em conta os vários elementos acima citados e que constituem a bagagem do indivíduo, a terapêutica esforcar-se-á por traçar um perfil do homem doente, definindo o seu terreno, a sua constituição, para o tratar em profundidade.

É preciso ressaltar que o homeopata precisa de considerar, para uma síntese do homem doente, a absoluta necessidade de se estabelecer um diagnóstico preciso, um perfeito interrogatório, um exame clínico minucioso e apoiando-se, se necessário for, em técnicas de investigação habituais, como exames de laboratório etc.
Quando as reações de defesa do organismo estão esgotadas ou com risco de esgotar-se rapidamente, deve-se recorrer ao poderoso arsenal da medicina clássica, o que não impedirá que se volte à Homeopatia, para um melhor equilíbrio da saúde do indivíduo, uma vez superado e curado o episódio grave.
 Naturopatia
A Naturopatia é baseada em métodos naturais de tratamento, recorrendo quase sempre a um conjunto de tópicos que regem outras ciências ou terapias alternativas. Nós, Naturopatas, recomendamos muito exercício, ar puro, sol e chás de plantas para solucionar o problema.

O lema da Naturopatia é que o ser humano deve ser capaz de resistir à doença, e assim conseguir curar-se a ele próprio. Portanto, a Naturopatia enaltece a força de vontade do corpo para conseguir tapar as lacunas, proporcionadas pela forma como se vive nas sociedades. Os métodos de tratamento intensificam essa capacidade que o corpo humano tem de resistir à doença, preparando-o para a autocura.

Estimula-se as possiblidades que o organismo possui de ser curado por si mesmo através de dietas equilibradas e de uma alimentação rica, tendo por base uma vida regular e saudável. É aconselhável muito descanso, repouso, muito ar puro, exercício e sol em abundância. No fundo são aconselhadas coisas que primam pela sua natureza, sem quaisquer artefactos prejudiciais e que permitem o desenrolar de uma vida saudável e sem stresse.

Antes de ser elaborada a receita para a pessoa que recorre aos serviços dos Naturopatas, o profissional deve ter em seu poder a história passada da pessoa, não só a nível de saúde como também ao nível do estilo de vida adoptado pela pessoa. A Naturopatia acredita que o corpo tem uma extraordinária possibilidade dentro dele de desenvolver a sua própria cura, daí que o tratamento não sirva para prevenir nada mas apenas para estimular essa capacidade do ser humano.

Para os Naturopatas, os sintomas habituais que acontecem antes da doença se manifestar propriamente, revelam o estado de degradação e desiquilíbrio do corpo bem como uma mutação necessária para que se regresse ao estado são. Logo, o sintoma não faz parte da doença em si mesma, pois é apenas um mero sinal de que algo está mal na conduta da vida orgânica da pessoa.

Estes sintomas são as lacunas do corpo a evidenciar as suas falhas e os seus problemas, que os métodos naturais vão tentar combater de maneira a introduzir na prática esse potencial de autocura que o ser humano carrega com ele. A partir de técnicas naturais, de elementos da natureza e do recurso a outras técnicas de medicinas alternativas, a Naturopatia revela ser não só um caminho para proporcionar a cura pela própria pessoa, bem como demonstra uma filosofia, no mínimo, razoavelmente fundamentada.


Osteopatia

A Osteopatia é uma forma de medicina homeopática, que trata do sistema músculo-esquelético do corpo, tratando não apenas os sintomas do paciente, mas olhando para a causa raiz dos seus problemas médicos. Ela promove a saúde do corpo por completo, diagnostica e trata os músculos, tendões e articulações com o objetivo de melhorar os sistemas linfático, circulatório e nervoso.  A terapia é uma abordagem do corpo inteiro distintivo que equilibra todos os sistemas do corpo para proporcionar saúde global. Utiliza a nutrição e o estilo de vida como modificações a serem feitas em vez de medicamentos e cirurgias para efetuar mudanças na saúde de uma pessoa. A abordagem holística da osteopatia é bem reconhecida e aceite em todo o mundo.  A filosofia da osteopatia é baseada, em parte, na crença de que o corpo tem um sistema interno de auto-regulação e é capaz de se reparar. 

Osteopata Pedro Aranha - Santarém, Portugal O objetivo da osteopatia é utilizar manualmente técnicas para melhorar a circulação e a biomecânica, sem o uso de medicamentos. A sua principal doutrina baseia-se no conceito de que todas as partes do corpo operam em conjunto de uma forma integrada. Se uma única parte do corpo é restrita devido a doença ou lesão, outros sistemas do corpo irão ajustar a sua operação para compensar isso. A Osteopatia ajuda a diminuir o stresse e a minimizar a dor através da manipulação e mobilização das articulações, fornecendo a pressão táctil profunda e alongamento dos tecidos moles em áreas afetadas.
Os pacientes que sofrem de dor nas costas ou no pescoço, artrite, asma, fibromialgia, depressão, dor menstrual, ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem beneficiar dos serviços de um osteopata. 
Nós, Osteopatas, temos de respeitar a regra de ouro da Osteopatia: devolver a mobilidade à estrutura, tendo em conta o entorno anatómico, circulatório, hormonal e nervoso, dentro do contexto psicológico próprio de cada indivíduo. 

Dieta e Nutrição
Nós somos o que comemos, tanto na saúde, como na beleza e bem estar.  Aqui estão algumas dicas importantes:
Pirâmide Nutricional


Água: Beba bastante água durante o dia, a manutenção do seu corpo depende disso, afinal de contas 70% do nosso corpo é composto de H20.
Alimentos naturais: Dê preferência aos alimentos naturais, se possível orgânicos (livres de agrotóxicos), estes alimentos são fundamentais na composição de minerais e vitaminas do nosso corpo, tais como frutas, verduras, etc.
Alimentos integrais: Dê preferência aos alimentos integrais, estes não são necessariamente menos calóricos, apenas possuem mais fibras e por isso aumentam o tempo de digestão e consequentemente a sensação de saciedade.
Evite alimentos processados e industrializados.
Evite frituras.

Acupuntura estética facial e corporal
A acupuntura, além de atuar em tratamentos para a saúde, também pode ser aplicada para tratamentos estéticos.
A acupuntura estética facial auxilia a redução de marcas de expressão, aumenta o colágeno e a nutrição da pele, elimina as células mortas e promove a diminuição da flacidez e o rejuvenescimento. Para isso, são utilizadas várias técnicas de acupuntura somadas à aplicação de máscaras, massagens, etc.
A acupuntura estética corporal, também utilizando várias técnicas de acupuntura, promove um maior fluxo de energia nos canais, eliminando líquidos que podem estar retidos, melhorando a circulação sanguínea e oxigenação nas regiões aplicadas, diminuindo a aparência indesejada causada por celulites, estrias, gorduras localizadas, etc.
Assim, a acupuntura estética é eficaz em casos de olheiras, rugas, “bigode chinês”, marcas de expressão, redução de medidas, celulites, estrias, manchas de pele, etc.
A acupunctura estética facial, tem como objectivo, melhorar a circulação local, a oxigenação, o metabolismo, a sustentação da pele, harmonizar os músculos faciais, criando assim, um rejuvenescimento facial.
A acupunctura pode rejuvenescer 5 a 15 anos, e os resultados obtidos com as sessões podem ser mantidos e intensificados com cosméticos, exercícios físicos e faciais, alimentação equilibrada, massagens, enfim, com uma boa qualidade de vida.

Mesoterapia Homeopática
A Mesoterapia consiste na infiltração intradérmica, subcutânea ou nopage de doses mínimas de substância homeopática na zona a tratar, sendo que, para cada patologia (doença) se administra o medicamento homeopático adequado, visando soluções rápidas e eficientes.
Em estética, a mesoterapia está direccionada para tratamentos de celulite, gordura localizada, tonificação muscular e reafirmação dos tecidos. Tem, também, dado mostras de uma excelente capacidade de promover o rejuvenescimento da pele, eliminando as rugas e a flacidez.
No seu vasto campo de actuação, esta técnica:
- Regula o apetite.
- Favorece a circulação sanguínea e linfática.
- Ajuda na correcção do Colesterol, Triglicéridos e Hiperglicémia.
- Combate as inflamações e os edemas.
- Aumenta a resistência e a força muscular diminuindo a fadiga.
- Ajuda na cura e como analgésico, no alívio das dores associadas ao reumatismo, artrites, artroses, tendinites, ciáticas, lombalgias, contracturas musculares, angeologia (derrames), cicatrizes, etc.
As substâncias usadas na Mesoterapia não têm contra-indicações, não produzem dependência, não têm efeitos secundários, e são perfeitamente compatíveis com as situações de Hipertensão, Diabetes e Hemofilia.

Limpeza de pele facial
A poluição, o cigarro, a luz do sol, a maquiagem são alguns dos vários elementos que castigam a nossa pele, por isso é essencial realizar uma boa higiene facial eliminando a pele morta e devolver ao rosto um aspecto saudável.
O tratamento contribui para retirar células mortas, desobstruir os poros e prevenir o aparecimento de cravos e espinhas. Durante a limpeza são extraídos: Acnes e grãos de milium.

A acne é uma doença inflamatória da pele que ocorre quando o folículo está obstruídos devido ao aumento da produção de oleosidade pela glândula sebácea, gerando o cravo e posteriormente caso seja contaminado por alguma bactéria gera uma inflamação e aparece a espinha.

Benefícios:
-Promove a limpeza profunda da pele
-Remove as células mortas da face
-Proporciona uma aparência limpa e saudável
-Previne o envelhecimento precoce
-Ajuda na absorção de cosméticos de uso diário

Hidratação facial
A hidratação facial é de extrema importância para recuperar o equilíbrio, permitindo o retorno da maciez e suavidade. Faz a reposição da humidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas.
 Além do resultado imediato, é um ótimo método de prevenir o envelhecimento da pele.
A sua principal ação é estimular a retenção hídrica da água, no meio intracelular, promovendo a hidratação de dentro para fora.
Tratamento indicado para peles desidratadas, desvitalizadas.

Benefícios
- recuperar a elasticidade da pele
- recuperar a luminosidade
- promover a hidratação
- revitalizar a pele


                                                                  Em construção



3 comentários:

  1. Ola doutora, estou preocupado com umas coisas na minha lingua, podera ajudar ? obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, poderia me explicar melhor que tipo de coisas se refere ? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Doutora por tudo. A minha mãe melhorou de uma forma que nem tenho palavras. Muito obrigada. Patricia

    ResponderEliminar